No mundo do investimentos, especialmente entre os iniciantes, parece haver uma fixação com a bolsa de valores, como se essa forma de investimento fosse automaticamente superior a todas as outras sem nenhuma razão aparente para isso. Eu vou mostrar aqui porque você não precisa ficar fanático com a bolsa de valores e como um investimentos em tesouro direto pode se mostra tão interessante quanto se não até mais interessante do que a bolsa. Veja aqui: http://magodomercado.com/como-investir-seu-dinheiro-de-maneira-inteligente-atraves-do-tesouro-direto/.

Nesse link você vai encontrar todas as informações que precisa para poder começar a investir no tesouro direto. Aqui nesse artigo eu vou tentar te mostrar porque na verdade o tesouro direto é uma forma de investimento bastante parecida com a bolsa de valores. Primeiro, você precisa entender que independentemente da forma de investimento que você decidir escolher para aplicar o seu dinheiro você vai precisar entender alguns princípios básicos de investimento que, curiosamente, não irão variar muito mesmo em investimentos que podem ser bastante distinto.

aplicar-dinheiro-no-tesouro-direto

Mas quais são esses princípios de investimento tão importantes? Bem, em primeiro lugar temos a gestão de risco, o princípio que eu considero mais importante de todos mas que, infelizmente, a maior parte dos investidores iniciantes que eu conheço costuma menosprezar. A gestão de risco é voltada para limitar a quantidade de dinheiro que você pode perder ao realizar um determinado investimento.

O problema é que a maior parte dos investidores não se dá conta de que se a quantidade de dinheiro perdida em um determinado investimento qualquer for muito significativa, então isso irá limitar bastante os possíveis ganhos que você poderá realizar posteriormente. Por isso, é de fundamental importância ter um método de controle do risco bastante rígido.

Por isso, a primeira coisa a ser montada na sua estratégia é a gestão de risco e somente após ter ela bem estruturada é que você pode pensar em outros detalhes do seu plano de investimentos.