Uma ferramenta bastante útil e prática no meio da construção civil é a plataforma elevatória, pois ela permite que você consiga chegar a áreas de difícil acesso de maneira menos trabalhosa e sem que haja necessidade de instalação de andaimes, por exemplo.

Contudo, para utilizar esse equipamento na sua obra, você precisará de uma equipe qualificada para operá-lo, além de seguir alguns procedimentos de segurança para garantir a integridade física de todos os trabalhadores subordinados a você. De acordo com a Norma Reguladora nº 18, “os equipamentos de transporte vertical de materiais e de pessoas devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado o qual terá sua função anotada em carteira de trabalho” e, para cumpri-la, é necessário que os profissionais tenham ensino fundamental completo e passar por um treinamento com carga horária de, no mínimo, 16 horas, além de precisarem passar por atualizações anuais.

Depois de ter certeza de estar cumprindo com essas exigências, você poderá dar início ao trabalho utilizando essa ferramenta. Existem tipos distintos de plataformas, cada um mais apropriado para um determinado serviço, então pesquise bastante para ver qual se adequará melhor à sua obra.

E saiba também que você não precisará necessariamente comprar uma plataforma elevatória. Diversas empresas, como a PTA Rental, disponibilizam a locação deste equipamento, o que garante ao cliente a opção de escolha, pois há obras com diversos orçamentos e muitas vezes, fica apertado comprar um aparelho assim. Por essa razão a locação da plataforma acaba sendo a melhor alternativa.

Vou deixar aqui no post o link do site da empresa (http://ptarental.com.br/), que é referência nesse mercado, para vocês poderem dar uma olhada melhor. Lá, eles disponibilizam um catálogo com todos os tipos de plataforma que eles oferecem e a variedade é grande, além de no próprio site ter uma aba voltada para os serviços ao cliente e alugarem para todo o país, o que facilita muito a vida de quem mora longe das lojas físicas! Mas, caso você resida na cidade do Rio de Janeiro ou de São Paulo, você pode ir até a loja física deles conferir isso tudo pessoalmente.